CFL @ 23:23

Seg, 16/10/06

Afinal a licença sabática demorou pouco tempo. Planeio outra para breve, mas uma interrupção da licença é necessária pela pertinência de falar da interrupção da gravidez.

 

 

Sem rodeios desnecessários afirmo-me desde já pela despenalização do aborto. Pela necessidade de despenalização do aborto. Porque o aborto não se impede pela simples penalização. Porque o aborto continua a acontecer em escuros vãos de escadas. Porque quem os faz aproveita-se de um estado de fraqueza emocional e económica da ex-futura mãe e enriquece às custas de uma penalização que, com tanta prepotência de moralidade, é imoral. É imoral porque muitas vezes viola o direito à vida daquelas mulheres, porque viola a sua integridade física e porque explora situações de necessidade. Imoral também porque pretende impor uma moralidade que nem todos partilham e ninguém pode ser obrigado a partilhar. Imoral porque faz aumentar o número de crianças abandonadas à sua sorte, o número de crianças maltratadas e mal amadas.

 

 

Não me interessa o direito da mulher mandar no seu próprio corpo. Não me interessa o direito de escolha da mulher. Estes são argumentos puramente falaciosos. Fracos. Para mim, não justificam. O que me interessa é a defesa da vida e integridade física daquelas mulheres que não encontram outra solução, o fim do aproveitamento do seu estado por parteiras obscuras, o fim do nascimento de crianças destinadas à infelicidade e à pobreza. O que me interessa é o fim da hipocrisia. Deixem a moral a cada um, porque a moral só a cada um pertence.

 

 

E não, não sou a favor do aborto. Apenas da despenalização.

 

 

 




Co_ris_co @ 17:51

Qua, 18/10/06

 

Boa tarde, será que a despenalização do aborto vai reduzir o número de mortes de seres humanos? Não estaremoas a entrar numa anarquia total? Quem controlaria esta situação? Antes de mais temos de ser responsáveis pelos nossos erros. Se não houve cuidado ou se houve um discuido durante as relações sexuais será que o inocente é que vai ter de pagar com a vida pelo erro de outrém? Matar é crime. Tanto o que vai à procura do serviço como o que o executa deve ser fortemente penalizado. Sou radicalmente contra o aborto sejam quais forem as circunstâncias. Saúde.


CFL @ 20:10

Qua, 18/10/06

 

Co_ris_co,

Obrigada pelo sua visita e comentário. A discussão, quando, quando bem dirigida, é sempre bem-vinda. Concordo com o que diz. É verdade que nos devemos responsabilizar pelos nossos actos e é verdade que não se pode simplesmente despenalizar o aborto e esquecer a sua regulamentação.

Juridicamente, os crimes são-no por atentarem contra bens essenciais - a vida é um deles. Mas, cientificamente, podemos falar de vida - na sua verdadeira acepção - antes das 10 semanas? Ninguém sabe. E que tipo de vida? Ninguém sabe. Não será função do Estado garantir a continuação da vida de quem já efectivamente vive? Não será função do Estado garantir bons cuidados de saúde a todos os cidadãos?

Os argumentos contra a despenalização baseiam-se todos na defesa da vida do nascituro. Têm todos uma base moral. Mas, mesmo condicionada pela sociedade, a moral é pessoal. E nesta situação não o podia ser mais, sob pena dos resultados serem mais gravosos. É um sentimento que deve ser deixado a cada um. Pessoalmente, provavelmente não o faria. Mas não posso impôr o meu sentimento aos outros.

Agradeço mais uma vez o seu comentário e espero que nos visite novamente!

Um abraço

Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
17
18
20
21

22
23
25
26
27
28

29
31


Arquivo de Ideias
Procurar ideias
 
blogs SAPO