CFL @ 20:16

Qua, 17/05/06

"O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, afirmou hoje, em Lisboa, que o novo regime jurídico do arrendamento urbano «não é inconstitucional, nem viola o direito de propriedade». "

Fonte: Diário Digital / Lusa

 

Exmo. Sr. Ministro,

O direito de propriedade privada (art. 62.º da CRP) é um direito análogo aos direitos, liberdades e garantias. Quer isto dizer que, a par dos direitos constantes do Título II da CRP, existe per si (i.e., não necessita de regulamentação) e deve ser respeitado por entidades públicas e privadas (vd. art. 17.º e art. 18.º/1 da CRP). Quer isto dizer, também, que a LEI (e quando se diz lei é a lei em sentido formal, i.e., uma Lei da Assembleia da República) só o pode restringir nos casos expressamente previstos na CRP e limitando-se a restrição ao necessário para salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente garantidos.

 

A compra e venda é o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa mediante um preço (art. 874.º do Código Civil). O contrato de compra e venda é um instituto de direito privado e como tal está sujeito ao princípio da autonomia privada (art. 405.º do Código Civil).

 

O proprietário goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruição e disposição das coisas que lhe pertencem (art. 1305.º do CC).

 

Exmo. Sr. Ministro, isto quer dizer que só o proprietário pode decidir quando, como e a quem vende a coisa que é sua.

 

Exmo. Sr. Ministro, isto quererá dizer que o Exmo. Sr. Ministro nunca leu a Constituição nem o Código Civil (apesar da sua licenciatura na FDL)? Ou então, quererá dizer que o Exmo. Sr. Ministro é socialista e por isso, propriedade privada, é uma coisa que não conhece nem nunca ouviu falar?... (pequena nota irónica)

 

Exmo. Sr. Ministro, isto quererá ainda dizer que o Exmo. Sr. Ministro também não conhece o art. 17.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem?

 

Pelo menos, isto quer dizer que esta norma é inconstitucional.

 

Por isso não digo mais.

 

Excepto talvez, perguntando-me a mim mesma, se o Exmo. Sr. Ministro conhecerá o regime das benfeitorias?

 

 


sinto-me: Um bocadinho croma

Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
18
19

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


Portugueses aqui
online
Portugueses desde 28Set2008
free hit counter
hit counter
Arquivo de Ideias
Procurar ideias
 
Portugueses que me recomendam
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
blogs SAPO